Em Rio Preto, secretário da Agricultura Itamar Borges assina resolução que beneficia produtores de borracha de SP…

Em São José do Rio Preto, secretário da Agricultura Itamar Borges assina resolução que beneficia produtores de borracha do estado de SP…
5 de julho de 2021
Durante reunião com o secretário de Turismo Vinícius Lummertz e prefeito de Santa Fé do Sul, secretário Itamar Borges defende parceria para o desenvolvimento do Turismo Rural…
9 de julho de 2021

Em Rio Preto, secretário da Agricultura Itamar Borges assina resolução que beneficia produtores de borracha de SP…

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, deputado Itamar Borges, assinou uma resolução para a heveicultura. A resolução busca a sanidade das mudas de seringueira, independente do processo de cultivo, e foi construída a partir de demandas do setor produtivo, de estudos envolvendo técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), pesquisadores e representantes do setor. O ato de assinatura foi realizado em São José do Rio Preto, que é conhecida como a capital da borracha. De acordo com o secretário, as exigências para os produtores estão impedindo o desenvolvimento, sendo que o estado foi o único a proibir a produção de muda no chão, algo que nem mesmo o Ministério da Agricultura proíbe. “O Estado chegou a produzir 15 milhões de mudas de seringueira por ano e hoje produz menos de 200 mil. Com a nova resolução vamos recuperar esse potencial com a garantia da sanidade das mudas no processo de produção e completamente adequados às normas do Ministério da Agricultura”, disse Itamar Borges.
O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, esteve no ato de assinatura e salientou a importância da resolução para a cadeia produtiva do setor e para o agricultor. “Esta resolução é fundamental para defender a agricultura, pois permite ampliar a produção de seringueiras com responsabilidade, demonstrando que o produtor é responsável e cuida do agro paulista”, falou o prefeito. O secretário executivo da Agricultura, Francisco Matturro, o presidente da Apabor, Fábio Magrini, o secretário de agricultura de Rio Preto, Pedro Pezzuto, o presidente do Sindicato Rural de Rio Preto e diretor da Faesp, Sérgio Expressão, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Kelvin Kaiser, e o Coordenador da Defesa Agropecuária da Secretaria, Luís Bianco, participaram do ato. Além de Edinho, o evento foi acompanhado por vários prefeitos de municípios da região, como o Jean Vetorasso, de Guapiaçu; dr. Edson Ermenegildo, de Mirassol; Tobardini, de Bady Bassitt; Bigo, de Cosmorama; Toninho, de Riolândia; Bica, de Urupês, Norair, de Tanabi; Fabiano, de Novo Horizonte, Professor Dilmo, de José Bonifácio, Heder Paturi, de Zacarias; Reinaldo, de Palestina; Marcio, de Neves Paulista; e o Gomides, de Ubarana. O vereador Renato Pupo, representou o presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto. Grupo expressivo de vereadores da Casa compareceram. Estavam lá, Bruno Moura, Júnior, Peixão, Cláudia De Giulli, Jean Charles, Pauléra, Cabo Donizete e Odélio Chaves. A maioria dos prefeitos veio com vereadores, vice-prefeitos e auxiliares de governo. São municípios que vão se beneficiar diretamente com a medida, uma vez que a região concentra a maior produção de São Paulo.  A nova resolução para o setor da heveicultura será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima terça-feira, dia 6. (Fonte: Secretaria Agricultura – Fotos: Assessoria Comunicação/Reprodução/Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *