O JR & R esteve na manhã desta quinta-feira, 11/02, com o secretário de Saúde de Rubineia, Gilberto Beloto, para saber da agenda da vacinação no município. Ele indicou a enfermeira-chefe da Unidade de Saúde, Patrícia Lorenção Rodrigues para dar as devidas informações técnicas, e permaneceu no local acompanhando a entrevista da responsável pelas informações técnicas.
JR & R: Quantas remessas já chegaram de vacinas para Rubineia?
Patrícia: Foram 4 remessas. Varia de um laboratório para outro; primeira semana: 39 doses, após mais 40, mais 30,e a última remessa com mais 69 doses.
JR & R: E os servidores da Saúde, já foram vacinados?
Patrícia: Sim, os servidores da saúde já estão todos vacinados pela rede pública e privada.
JR & R: Pelo protocolo a vacinação neste momento é para atender as pessoas acima de 90 anos?
Patrícia: Estamos cumprindo o cronograma do Ministério da Saúde, no dia 08 começamos a vacinação com os idosos acima de 90 anos. Até então foram feitas 10 doses, e no dia 09 mais 6 idosos foram vacinados. Agora estão faltando dois idosos, uma que um deles estava internado e outro que estava resfriado.
JR & R: Vocês estão fazendo algum cadastro para a vacinação?
Patrícia: No ato da vacina o paciente traz os documentos, CPF e RG, que é quando fazemos o cadastro e lançamos no sistema do governo.
JR & R: Como vocês estão avisando a população?
Patrícia: Conforme vamos recebendo as vacinas, nós vamos ligando individualmente. A divulgação é bem ampla através de rádios e televisão. O município não está fazendo gastos com isto, porque nós temos e atendemos a divulgação nacional. Eu pego a lista com os agentes comunitários, dos pacientes cadastrados na Saúde da Fanília. Eles me dão a lista com antecedência, e conforme recebo de Jales, meu órgão de referencia, eu já ligo antecipado um por um por ordem alfabética agendando o dia e horário para não vir na unidade sem ter a vacina, evitando assim aglomeração, e os que não podem vir, nós vamos até a casa deles. De acordo com o cadastro em ordem alfabética, o agente tem que trabalhar com critério. Se eu tenho dez doses eu agendo para eles virem. O município não vai antecipar cronograma nenhum. é uma responsabilidade ao que eu tenho uma segunda dose. Eu antecipo, o governo não me antecipa a minha segunda dose. A gente tem que pensar em trabalhar que eu tenho uma segunda dose para estar fazendo..
JR & R: Qual o critério que tem?
Patrícia: Não posso ter desperdício de doses. mas nós estamos recebendo muita unidose. O frasco com uma única dose. Então acaba não ocorrendo o fato de eu conseguir… Veio três remessas multidose mas eles vem travada a quantidade. acima de 90 já estão encerradas. Já estamos com a lista de 80. Pelo ministério começa dia 15. Começaremos agendando no dia 16 e estaremos comunicando um por um. e já recebemos estas doses. (Foto: arquivo JR & R).