Utilidade Pública: Vacinação em Rubineia…

Carreta do Hospital de Amor de Barretos está em Rubineia para realizar exames preventivos…
11 de fevereiro de 2021
“Império do Frango”, novo empreendimento em Rubineia…
14 de fevereiro de 2021

Utilidade Pública: Vacinação em Rubineia…

O JR & R esteve na manhã desta quinta-feira, 11/02, com o secretário de Saúde de Rubineia, Gilberto Beloto, para saber da agenda da vacinação no município. Ele indicou a enfermeira-chefe da Unidade de Saúde, Patrícia Lorenção Rodrigues para dar as devidas informações técnicas, e permaneceu no local acompanhando a entrevista da responsável pelas informações técnicas.
JR & R: Quantas remessas já chegaram de vacinas para Rubineia?
Patrícia: Foram 4 remessas. Varia de um laboratório para outro; primeira semana: 39 doses, após mais 40, mais 30,e a última remessa com mais 69 doses.
JR & R: E os servidores da Saúde, já foram vacinados?
Patrícia: Sim, os servidores da saúde já estão todos vacinados pela rede pública e privada.
JR & R: Pelo protocolo a vacinação neste momento é para atender as pessoas acima de 90 anos?
Patrícia: Estamos cumprindo o cronograma do Ministério da Saúde, no dia 08 começamos a vacinação com os idosos acima de 90 anos. Até então foram feitas 10 doses, e no dia 09 mais 6 idosos foram vacinados. Agora estão faltando dois idosos, uma que um deles estava internado e outro que estava resfriado.
JR & R: Vocês estão fazendo algum cadastro para a vacinação?
Patrícia: No ato da vacina o paciente traz os documentos, CPF e RG, que é quando fazemos o cadastro e lançamos no sistema do governo.
JR & R: Como vocês estão avisando a população?
Patrícia: Conforme vamos recebendo as vacinas, nós vamos ligando individualmente. A divulgação é bem ampla através de rádios e televisão. O município não está fazendo gastos com isto, porque nós temos e atendemos a divulgação nacional. Eu pego a lista com os agentes comunitários, dos pacientes cadastrados na Saúde da Fanília. Eles me dão a lista com antecedência, e conforme recebo de Jales, meu órgão de referencia, eu já ligo antecipado um por um por ordem alfabética agendando o dia e horário para não vir na unidade sem ter a vacina, evitando assim aglomeração, e os que não podem vir, nós vamos até a casa deles. De acordo com o cadastro em ordem alfabética, o agente tem que trabalhar com critério. Se eu tenho dez doses eu agendo para eles virem. O município não vai antecipar cronograma nenhum. é uma responsabilidade ao que eu tenho uma segunda dose. Eu antecipo, o governo não me antecipa a minha segunda dose. A gente tem que pensar em trabalhar que eu tenho uma segunda dose para estar fazendo..
JR & R: Qual o critério que tem?
Patrícia: Não posso ter desperdício de doses. mas nós estamos recebendo muita unidose. O frasco com uma única dose. Então acaba não ocorrendo o fato de eu conseguir… Veio três remessas multidose mas eles vem travada a quantidade. acima de 90 já estão encerradas. Já estamos com a lista de 80. Pelo ministério começa dia 15. Começaremos agendando no dia 16 e estaremos comunicando um por um. e já recebemos estas doses. (Foto: arquivo JR & R).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *